As Especialidades Escoteiras tem níveis diferentes para Lobinhos, Escoteiros e SenioresEspecialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema. Para que alguém se torne um especialista sobre determinado assunto, é preciso dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco. As especialidades escoteiras contemplam uma ampla gama de conhecimentos para incentivar os jovens a desenvolver seu espírito de pesquisa, desenvolvimento pessoal e evolução dentro de suas habilidades.

As especialidades  propostas pela U.E.B. pretendem ser o ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como conseqüência, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida.

Lembre-se que a conquista de uma Especialidade não o torna um especialista, porém pode ser um bom começo, pois você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele (ou aqueles) em que você efetivamente vai querer se especializar, quem sabe até definindo sua futura profissão.

Como Conquistar uma Especialidade

O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e que se evitem cometer alguns erros no processo.

Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia

O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar “doutores” nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de “especialista” em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.

Abaixo os “Caçadores de Distintivos”

Não adianta tentar desenvolver um “monte” de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.

Para ser um “Especialista”, procure um “Especialista”

O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluídas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguem para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.

As Especialidades Escoteiras estão divididas em Ramos de Conhecimento, ou seja, conforme as áreas em que se enquadram cada uma das especialidades.

Distintivos de Especialidades Escoteiras

Guia de EspecialidadesAtendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do responsável pela Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades, consoante as seguintes normas:

  1. As Especialidades Escoteiras estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;
  2. cada Especialidade poderá ser conquistada em 3 (três) níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;
  3. cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivo específico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o GUIA DE ESPECIALIDADES;
  4. Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Especialidades por Ramo de Conhecimento

ramos do conhecimento das especialidades escoteiras

Abaixo você encontra um detalhamento sobre cada um dos ramos existentes, assim como as especialidades escoteiras que o integram.

Os itens identificados com * (asterisco) são Novas Especialidades e ainda aparecem na edição atual do Guia de Especialidades impresso.

Ciência e Tecnologia ciência e tecnologia - ramos de conhecimento - especialidades escoteiras

O Ramo Ciência & Tecnologia inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica, e cobre temas que vão desde a agricultura até a cibernética. A esfera armilar e o microscópio representam este Ramo de Conhecimentos.

Cultura Cultura - ramos de conhecimento - especialidades escoteiras

O Livro Aberto e a Palheta do pintor foram escolhidos para representar as especialidades escoteiras no Ramo de Conhecimentos da CULTURA. Este Ramo envolve as manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza cultural.

Desportos Desportos - ramos de conhecimento - especialidades escoteiras

O Ramo DESPORTOS relaciona-se ao interesse do homem pelas atividades físicas que ajudam a preservar a saúde, a melhorar a qualidade de vida e a superar a si mesmo. Para representar os DESPORTOS, foram escolhidos os Aros Olímpicos e a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em caráter definitivo ao se tornar, em 1970, o primeiro tri-campeão de futebol.

Serviços Serviços - ramos de conhecimento - especialidades escoteiras

O Ramo SERVIÇOS envolve as especialidades escoteiras que se voltam, por excelência, para a prestação de um serviço de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a saúde, a religião, as tarefas de natureza doméstica ou comunitária e outras formas de servir. A Cruz e a Pá de Pedreiro representam o Ramo dos Conhecimentos dos SERVIÇOS.

Habilidades Escoteiras Habilidades Escoteiras - ramos de conhecimento - especialidades escoteiras

O Ramo HABILIDADES ESCOTEIRAS relaciona-se mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu próprio proveito e no interesse da Seção que integram. O nó de escota duplo representa as HABILIDADES ESCOTEIRAS.

As especialidades escoteiras não são um fim em si mesmas

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as Especialidades Escoteiras já poderá escolher uma ou duas para começar a desenvolver. Mas lembre-se: nada de colecionar especialidades! Elas existem para o seu desenvolvimento pessoal, único e particular, e não para ostentação. No final das contas, o principal objetivo das especialidades escoteiras é que sejam úteis e disponíveis para a sociedade através de suas ações.

Fonte: UEB