cropped-logo-GESLG-icone.jpgNa metade do século XX uma nova idéia brotava em Curitiba, voltada para a educação de gerações de crianças e jovens. Esta idéia se materializou no dia 14 de maio de 1954, com a fundação da Associação Escoteira São Luiz de Gonzaga, a 8ª a ser fundada no Estado e a única que permanece até hoje em atividade ininterrupta.

Do esforço e dedicação dos primeiros chefes e do espírito escoteiro demonstrado pelos seus lobinhos e escoteiros, surgiu a base sólida que sustenta a São Luiz de Gonzaga. Rapidamente se transformou num dos mais destacados grupos escoteiros do Paraná.

Já na década de 70 atinge sua maioridade alcançando o Padrão Ouro do Brasil, no primeiro concurso nacional do escotismo.

Nesta época está localizado na Av. Nossa Senhora da Luz, 1549 e posteriormente na Guarda Mirim,

Em 1979 inaugura, com grande festa, uma das primeiras sedes próprias de grupos escoteiros brasileiros, na Rua Osório Duque Estrada, 560, no bairro Jardim Social, onde permanece até hoje.

Nos anos oitenta o GESLG se destaca pelas iniciativas pioneiras e inovadoras. Entre estas foi o primeiro grupo escoteiro a ter meninas no Brasil, fundou a primeira Tropa Escoteira feminina brasileira e teve a primeira mulher a alcançar a Insíginia da Madeira do ramo escoteiro.

Também nesta época apresenta ao Brasil o primeiro Escoteiro Liz de Ouro da história do escotismo brasileiro.

Nos anos 90 o destaque é o crescimento, alcançando cerca de 250 integrantes em 10 seções. Nesta época foram fundados o Clube da Flor de Lis, que reúne pais e simpatizantes e o Clube Escoteiros para Sempre, que congrega os antigos escoteiros, Também se transforma em um importante ator do escotismo mundial, enviando expressivas delegações aos Jamborees Mundiais da Holanda e do Chile.

Para o futuro, o desafio é o crescimento com qualidade e o envolvimento com a comunidade.

Atualmente a Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga tem vagas para 280 jovens, divididas em 11 seções, sendo um dos maiores grupos escoteiros do País.

Para enfrentar uma estrutura tão grande, a chefia do grupo é composta por mais de 40 chefes voluntários especialmente treinados.

Possui uma Associação Mantenedora – AESLG com uma diretoria executiva e dez comissões da apoio. Sua sede própria tem aproxiamadamente 1.000 metros quadrados.